domingo, 16 de maio de 2010

Valores de uma Organização

Reflexão sobre os Valores de uma organização.
Os valores de uma empresa são os mesmos para todas ou todas empresas têm os mesmos valores.
Por quê?
Toda empresa, organização, instituição, fundação, pública ou privada, de bens ou de serviços, em qualquer lugar do mundo, nasce, é idealizada pelo ser humano, ou por um grupo de seres humanos, a partir de uma idéia, de uma iniciativa.
E todas essas empresas, organizações, instituições são criadas para os seres humanos: para o mercado, que nada mais é do que um conjunto de seres humanos.
A finalidade de toda empresa, criada por seres humanos é atender às vontades de seres humanos. Todo ser humano quer ser tratado como tal.
Essa lógica parece imutável.
Se concordarmos com a lógica aqui proposta, é natural que os valores de qualquer empresa, sejam os valores da sociedade: são os valores éticos e morais como fidelidade, respeito, comprometimento, honestidade, etc., etc.
Embora cada empresa busca praticar seus valores à sua maneira, com base na cultura de seus fundadores, visto por esta ótica, podemos afirmar que existem dois tipos de empresa: aquelas que têm valores e as que não têm ou os têm, mas não praticam nas suas atividades.
A percepção do Cliente é que determinará em que grupo se encontra cada empresa; uma percepção humana.
E se entendermos que a missão de uma organização é a finalidade da sua existência, então, sua missão é praticar os valores da sociedade, seja qual for sua atividade econômica e sua maneira de alcançá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário